segunda-feira

Pesquisando sobre o que é bairro e caminhando pela quadra...






Em nosso livro de Geografia a gente pesquisou o que é bairro.
Descobrimos que a rua faz parte de uma quadra ou quarteirão, que no traçado da cidade, geralmente, é um terreno de formato quadrangular contornado por quatro ruas que se cruzam duas a duas. Daí a gente viu que a cidade é dividida em bairros, que nem todos os bairros da cidade são iguais: alguns são residenciais, outros comerciais, outros industriais e outros tem essas características misturadas. Que o crescimento desordenado das cidades muda as características dos bairros.
A gente deu um passeio em volta da escola para entender o que é quadra. Anotamos tudo o que a gente viu: coisas boas e coisas ruins.
Como esse livro fala mais sobre uma cidade de São Paulo, a professora trouxe para a gente algumas informações dos bairros de Porto Alegre. Ela explicou que eram informações que foram pesquisadas durante o Censo de 2000, que fazia dez anos então que não havia um Censo e que este ano (2010), novas informações seriam pesquisadas sobre os bairros de Porto Alegre, através de um novo Censo. Quer saber sobre o Censo 2010? Clique aqui.

Um comentário: