sábado

Turma B12: Atlas,Mapa-Mundi, Gravidade, Astronautas e Piquenique.

A Carla trouxe um monte de Atlas hoje (09-9-2010) para nós, da turma B12. Ela pediu pra gente encontrar, no Atlas (que é um livro cheio de mapas), o mapa do Brasil e identificar em quais estados o Beto já morou.
Ficamos um pouco confusos com o Atlas. Tem vários mapas no Atlas e mesmo a Carla dizendo que o melhor era procurar o título Brasil Político, a gente se perdeu um pouco. Alguns colegas estavam até procurando no mapa da América os estados brasileiros... que confusão! Teve um colega que estava procurando o Brasil dentro do mapa do Brasil... hmmmm... daí ele ouviu a professora explicar que o Brasil, que é o país onde a gente mora é todo dividido em regiões e estados... a professor foi falando assim: A gente está aqui na sala dentro da escola, que fica numa rua, que fica num quarteirão, que fica num bairro, que fica numa cidade, que fica num Estado, que fica num País... tipo a Matrioska... aquela boneca Russa que a gente abre e vai tirando uma menorzinha de dentro da outra... a Carla já trouxe uma na aula.
Depois que a gente achou e entendeu mais ou menos o mapa do Brasil, aí sim, conseguimos achar os estados do Amazonas, São Paulo, Piauí e Mato Grosso, que são os Estados onde o Beto já morou.
Apesar das confusões iniciais, foi legal manusear o Atlas. Em nossa sala tem um Mapa Mundi, a Carla disse que aquele mapa, que está na parede, é uma "representação", tipo, um desenho. Que dá pra tirar da parede e olhar por todos os lados porque o planeta Terra, gira e fica no espaço, então não é uma coisa fixa. A gente pode até estar de ponta-cabeça, mas tem uma força chamada gravidade que não deixa a gente sair flutuando pelo espaço. Os astronautas, quando eles voam pro espaço vivem isso, de ficar sem gravidade. Nos filmes dá para ver como eles ficam flutuando um colega falou. Interessante... um pouco difícil de entender! Mas um exemplo é quando uma fruta cai da árvore, como tem a gravidade, ela vai direto pro chão, se não tivesse ela ia sair voando e voando pelo espaço.
O Mapa Mundi, é tipo, um desenho... como se fosse o desenho do globo terrestre aberto, para que a gente possa visualizar todos os lugares do mundo que existem...
Depois de manusear o Atlas, a gente ouviu o terceiro capítulo do livro. Neste capítulo o Beto conta que vai estudar na mesma escola da Fernanda, que está indo para a quarta-série. Ele contou que vai repetir a quarta série porque ele sofreu um acidente no mês de setembro, quando ele estava na terceira série. Ele foi atropelado quando andava de bike e quebrou uma perna, por isso perdeu muitas aulas.
Ele contou pra Fernanda que, na quarta série, as crianças aprendem sobre o Estado onde elas moram. Ele morava em Minas Gerais e estudou sobre esse Estado, mas agora vai aprender sobre o Rio Grande do Sul. Ele estava um pouco triste porque ele acha que vai ser difícil repetir de ano, muitas coisas ele já aprendeu e aprender sobre o Rio Grande do Sul vai ser difícil, porque mudou-se a pouco e por isso ele não conhece nem a rua quanto mais a cidade de Porto Alegre...
Por causa disso, a Fernanda achou que seria bom levar mesmo o Beto para um passeio em Porto Alegre. Ela, a Gabi (irmã dela) e o Beto. A Gabi achou ótimo, as mães aprovaram a idéia e eles vão levar lanches pra fazer um piquenique.
Hoje a nossa turma (B11) ia no Laboratório de Informática, mas não foi possível porque uma turma precisou usar o nosso horário. Então, a profe Carla nos deu um desenho do Beto, da Fernanda e da Bibi na escola e a gente escreveu sobre como a gente imaginava que era o dia deles na escola e depois a gente pintou o desenho. Hoje, escrevemos no papel, mas depois a gente vai escrever no computador as histórias que a gente inventou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário